Bio

Entre os dias 01 e 05 de agosto, o Instituto de Química (IQ) e a Escola de Química (EQ) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vão realizar o Curso Biodiesel – Obtenção e Análise de Qualidade 2011. Esse é o terceiro ano da iniciativa que visa informar melhor o público interessado a respeito dos processos de produção e de análise de qualidade do biodiesel.

O curso vai discutir aspectos relacionados à fabricação do biodiesel, suas diferentes matérias-primas, análise e uso de coprodutos e os vários indicadores observados no controle de qualidade ao longo de todo o processo. A iniciativa é voltado para graduandos, pós-graduandos, professores e profissionais da área química e correlatas que tenham interesse no segmento.

Segundo uma das idealizadoras do curso, a professora Jussara Lopes de Miranda, o curso foi desenvolvido porque ela e outros colegas da UFRJ percebiam que havia um interesse grande entre alunos de graduação e de pós em aprender um pouco mais a respeito do biodiesel e não estava tendo vazão. “A gente percebe um interesse e uma falta de informação grandes a respeito da síntese das análises do biodiesel, elas ainda são desconhecidas até por gente da área. Muitos profissionais que participaram das edições anteriores estavam ‘crus’ e nem sabiam que alguns procedimentos existiam”, diz. Ela acrescenta que essa edição chegou a receber 315 inscrições das quais só 90 puderam ser aceitas – metade da turma participará do treinamento teórico e prático enquanto a outra metade só vai participar das palestras.

Com 40 horas de aulas, o curso não chega a habilitar seus participantes a trabalharem nesse segmento, mas permite que os envolvidos saiam com conhecimentos muito mais sólidos sobre as análises, seu funcionamento e importância. “A gente faz uma avaliação final e percebemos que os alunos tiveram um ganho de conhecimento grande”, arremata a acadêmica.

A ideia do curso é colaborar com a formação de recursos humanos para a área de biodiesel. Alguns dos problemas de qualidade que o setor tem enfrentado recentemente podem ser um “reflexo da falta de conhecimento e de gente devidamente habilitada para fazer essa fiscalização”. “O número de laboratórios para fazer as análises e o controle de qualidade do biodiesel ainda é pequeno para o tamanho da produção que queremos ter”, opina a acadêmica.
 
O curso foi resultado de uma parceria inicial entre o IQ e a EQ como parte do Projeto Educação Ambiental através da Indústria do Petróleo, financiado pela FINEP(Edital PROMOVE) e organizado por pela professora Jussara Lopes de Miranda (IQ/UFRJ), professora Luiza Cristina de Moura (IQ/UFRJ) e professor Fernando L. Pellegrini Pessoa (EQ/UFRJ).

Para mais informações sobre o curso clique na imagem abaixo:
boa2011.jpg

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com

Veja mais